fbpx

Pós-graduação em Ayurveda

A sabedoria milenar da medicina tradicional indiana aplicada em uma terapia integrativa e individualizada.

A moderna medicina milenar

A agitação e os desequilíbrios, causados pelo ritmo da vida moderna, má alimentação e excesso de medicação, têm adoecido a humanidade. A busca por saúde e qualidade de vida está se tornando um movimento importante para o realinhamento integral do indivíduo. Os ensinamentos milenares da Ayurveda nunca foram tão atuais e necessários para devolver a estabilidade e promover a saúde de forma integral.

Enquanto a medicina ocidental se tornou muito eficiente para tratar doenças, a medicina indiana olha para a promoção da saúde e sua manutenção. Além dos aspectos físicos, a abordagem incorpora o autoconhecimento, individualização dos tratamentos, o entendimento do poder da alimentação, da fitoterpia, da rotina para a promoção da saúde e do bem-estar integral, além das famosas terapias corporais do Ayurveda!

A formação em Ayurveda, a ciência da vida, é dedicada para quem quer se tornar um terapeuta especializado nestes ensinamentos, por meio de uma pós-graduação Latu Sensus. Mas também acolhe aqueles que querem entender os ensinamentos milenares para uma autocura, autoconhecimento e evolução pessoal.

Início

Março de 2021

Carga Horária

Aulas mensais, sábados e domingos das 9h às 18h (no formato Híbrido pode sofrer alterações)

Duração

400 horas aula 

18 meses 

Turmas

Curitiba – Turma 2021 – Formato Híbrido*
São Paulo – Turma 2021 – Formato Híbrido*

*Formato Híbrido: de casa ou na escola,
você decide como participar. Veja abaixo
as regras.

Ao se matricular até 30/10 você tem um brinde de 4 workshops Ayurveda Cotidiana.

  • Ayurveda para plenitude da vida
  • Base teórica de remédios simples
  • O yoga como ferramenta terapêutica do Ayurveda
  • Sabores Terapêuticas – oficina de culinária Ayurvédica

AULAS HÍBRIDAS PARA A PRÓXIMA TURMA

Você escolhe: participar presencialmente ou de casa,  mas sempre com muita segurança.

Funciona assim:

PRESENCIALMENTE

Você será orientado previamente sobre os protocolos de segurança. A carga horária presencial poderá variar de acordo com a classificação de risco da cidade onde você se inscreveu, podendo eventualmente ser transferida para modalidade remota (caso a cidade entre em classificação vermelha ou o professor esteja com suspeita de COVID).

Todos os alunos e professores precisam estar sem sintomas há 15 dias e não ter entrado em contato com pessoas infectadas pelo COVID.

Em sala de aula: medição de temperatura; distanciamento social; uso obrigatório de máscara; álcool gel e spray disponíveis, entre outras medidas. E você ainda irá interagir com seus colegas que ficaram em casa: eles estarão no telão, participando ativamente!

 

EM CASA

A aula presencial será transmitida pela plataforma do Zoom. Você poderá interagir com o professor e com os alunos presentes.

Para as aulas práticas você receberá orientações especiais sobre como preparar o ambiente em casa e de como tirar as dúvidas com o professor em tempo real. Os alunos do presencial poderão ver você no telão que estará na sala de aula. Absolutamente interativo e ao vivo, um presencial em sua casa!

 

LEGISLAÇÃO

O formato híbrido será ofertado apenas enquanto estiver valendo os atuais protocolos do MEC para ensino superior e pós-graduação, que autorizam e estimulam a educação de forma remota. Havendo alguma modificação nas diretrizes do MEC ou legislação municipais, as aulas serão alteradas a fim de estarem sempre de acordo com as orientações legais.

 

DIÁLOGO

Caso sejam necessárias algumas mudanças, a partir da possível reorganização no protocolo e nas orientações legais, elas serão aplicadas sempre com a participação ativa dos alunos por meio do diálogo e com o devido planejamento.

 

IMPORTANTE!

FORMATO HÍBRIDO EM 2021

Você escolhe:

  • Participar de sua casa – via zoom;
  • Participar na escola – interagindo com professores e colegas presentes, mas também com os colegas que estão em casa, via telão (com o zoom).

Todos os protocolos de segurança serão adotados: medição e temperatura, uso de máscara, álcool gel, termo de responsabilidade (aluno não pode ter entrado em contato com ninguém com suspeita de COVID nos últimos 15 dias).

Os protocolos do formato híbrido podem ser modificados de acordo com orientações dos órgãos competentes (MEC e legislação municipal).

A carga horária presencial poderá variar de acordo com a classificação de risco da cidade onde você se inscreveu, podendo eventualmente ser transferida para modalidade remota (caso a cidade entre em classificação vermelha ou o professor esteja com suspeita de COVID).

IMPORTANTE!

*Até dezembro as aulas serão realizadas de forma remota em horário excepcional:

 1 x por mês na quinta á noite (19h às 22h), sábado das 9h às 18h e domingo das 9h às 13h.

A Casa João de Barro e a FATEC aderiram ao plano contingencial do MEC que estabelece aulas de ensino superior e pós de forma remota até dezembro de 2020. Após essa data será avaliada a segurança para a retomada das aulas de forma presencial, sempre respeitando as condições de alunos e professores.

Certificado pelo MEC e com chancela da ABRA e AVP!

A Pós-Graduação, com duração de 18 meses, reconhecida e registrada no MEC, apresenta conteúdos chancelados pela AVP – The Arya Vaidya Pharmacy , uma das mais tradicionais escolas indianas de formação de Ayurveda na Índia (que conta ainda com 2 hospitais, um laboratório de medicamentos naturais ayurvédicos e um jardim botânico/centro de pesquisas), e a parceria com a ABRA – Associação Brasileira de Ayurveda.

A formação ainda conta com corpo docente sênior, professores com experiência e especialização na Índia, além da participação de professores internacionais do corpo docente e clínico do AVP.

O que você vai aprender?

  • As bases filosóficas do Ayurveda a partir dos textos clássicos originais
  • Capacitação para realizar avaliação de equilíbrio/desequilíbrio por meio da leitura dos doshas (perfis bio-psico-socio-emocional segundo o Ayurveda).
  • Aprendizagem da fisiologia do Ayurveda: processos digestivos e a formação dos 7 tecidos corporais.
  • Indicação e aplicação de terapias corporais.
  • Elaboração e indicação de dietas visando o equilíbrio da saúde e para desintoxicação.
  • Orientação para uma rotina de hábitos saudáveis.
  • Utilização da filosofia do Ayurveda para reeducação do processo mental/emocional.

Conteúdo Programático

  • História do Ayurveda
  • Filosofias tradicionais da Índia e sua relação com o Ayurveda.
  • Conceitos Básicos do Ayurveda: a constituição do universo e do corpo humano; elementos básicos da existência. Vocabulário básico do Ayurveda para essa etapa de aprendizagem: Pancha Maha Bhutas; Guvardi Gunas; Doshas e subdoshas; Agni; Ama; Dathus e Upadhatus; Malas; Srotas, entre outras.
  • Fisiologia do Ayurveda: estrutura bio-psico-emocional do ser humano; introdução aos conceitos do processo digestivo; formação de tecidos e toxinas.
  • Ayurveda e a Mente: como o Ayurveda vê a mente, os processos de pensamento e a realidade; a filosofia Hinduísta; Maha Gunas; Manas Prakriti (14 tipos).
  • Semiologia em Ayurveda: leitura do desequilíbrio. Prakriti e Vikriti.
  • Educação para a Saúde e Hábitos Saudáveis no Ayurveda: rotina diária (Dinacharya) e rotinas sazonais – estações do ano (Ritucharya); disciplina e controle mental (Satwavajaya).
  • Alimentação e digestão – a base para saúde.
  • Aprofundamento nos conhecimentos do processo de digestão e as propriedades dos alimentos. Introdução a Dravya Guna. Alimentação para o equilíbrio dos Doshas – os seis sabores. Estudo das especiarias. Preparações básicas.
  • Fitoterapia do Ayurveda: plantas medicinais, classificação, propriedades e usos; preparo de remédios do Ayurveda.
  • Terapias corporais:
  • Óleos vegetais e o Abhyanga (oleação corporal). Técnicas variadas de aplicação: Shiroabhyanga, Shiropichu, Shirovasti, Shirodhara.
  • Pindas e Bastis.
  • Terapia Udwartana.
  • Terapias dos Pontos Marmas.
  • Terapias avançadas
  • Snehana e Swedana – Introdução a Purvakarma, Panchakarma, Paschatkarma – As terapias de Purificação.
  • Rejuvenescimento e preservação da saúde (Rasayana); preservação e restauração do vigor sexual e fertilidade (Vajkarana).
  • Seminário Internacional com participação de um professor do AVP Índia
  • O processo do adoecimento- Introdução a Kayachikitsa
  • O seminário é realizado PRESENCIALMENTE* num final de semana em Curitiba para os estudantes do Paraná, Santa Catarina e São Paulo (também transmitido via internet para quem não conseguir se deslocar). O deslocamento, hospedagem e alimentação não estão incluídos no valor do curso. *PANDEMIA: enquanto estivermos em alerta, Brasil e Índia, o seminário poderá ser realizado de forma virtual.
  • Diagnose do desequilíbrio e condutas terapêuticas com discussão de casos clínicos.
  • Diagnose e indicação de tratamentos – atendimento de pacientes selecionados, leitura do desequilíbrio, conduta terapêutica.
 

Práticas clínicas do Ayurveda, atendimento em consultório e supervisão clínica com professor.

Orientação aos alunos sobre a construção de pesquisa e métodos aceitos pela academia, visando a base para a construção do trabalho de conclusão de curso.

Elaboração de um artigo em grupo.

Para quem é esse curso?

Para aqueles que buscam ampliar seus conhecimentos e práticas dentro de bases milenares dos conhecimentos naturais e suas relações com a natureza e com o todo.

Sejam os profissionais da área da saúde: médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, biomédicos, dentistas, fisioterapeutas, acupunturistas, veterinários, massoterapeutas, psicoterapeutas, psicanalistas, terapeutas holísticos, profissionais de educação física, professores de yoga e meditação.

Ou profissionais de outras áreas: matemáticos, físicos, engenheiros, arquitetos, economistas, advogados, administradores. Todos que desejam utilizar das ferramentas do Ayurveda dentro de sua profissão ou em mudança de carreira, podendo qualificar o ideal para cada pessoa individualmente, desenvolvendo o potencial de cada ser e abrindo a possibilidade de um novo campo de atuação.

A formação em Ayurveda é para todos que buscam o bem estar e harmonia em suas vidas, para seu próprio crescimento pessoal e do mundo que os cercam.

Corpo Docente

PÓS-GRADUAÇÃO EM AYURVEDA

OPÇÃO 2

22x até 28/02

R$ 510,00

* Valor com desconto da pontualidade (15%). O valor bruto da parcela é de R$ 600,00

PÓS-GRADUAÇÃO EM AYURVEDA

OPÇÃO 3

21x

R$ 534,29

* Valor com desconto da pontualidade (15%). O valor bruto da parcela é de R$ 628,57.

PÓS-GRADUAÇÃO EM AYURVEDA

OPÇÃO 4

20x

R$ 561,00

* Valor com desconto da pontualidade (15%). O valor bruto da parcela é de R$ 660,00

Pós-graduação em Ayurveda

A sabedoria milenar da medicina tradicional indiana aplicada em uma terapia integrativa e individualizada.

A moderna medicina milenar

A agitação e os desequilíbrios, causados pelo ritmo da vida moderna, má alimentação e excesso de medicação, têm adoecido a humanidade. A busca por saúde e qualidade de vida está se tornando um movimento importante para o realinhamento integral do indivíduo. Os ensinamentos milenares da Ayurveda nunca foram tão atuais e necessários para devolver a estabilidade e promover a saúde de forma integral.

Enquanto a medicina ocidental se tornou muito eficiente para tratar doenças, a medicina indiana olha para a promoção da saúde e sua manutenção. Além dos aspectos físicos, a abordagem incorpora o autoconhecimento, individualização dos tratamentos, o entendimento do poder da alimentação, da fitoterpia, da rotina para a promoção da saúde e do bem-estar integral, além das famosas terapias corporais do Ayurveda!

A formação em Ayurveda, a ciência da vida, é dedicada para quem quer se tornar um terapeuta especializado nestes ensinamentos, por meio de uma pós-graduação Latu Sensus. Mas também acolhe aqueles que querem entender os ensinamentos milenares para uma autocura, autoconhecimento e evolução pessoal.

Início

Março de 2021

CARGA HORÁRIA

Aulas mensais, sábados e domingos das 9h às 18h (no formato Híbrido pode sofrer alterações)

Duração

400 horas aula

18 meses

Turmas

Curitiba – Turma 2021 – Formato Híbrido*
São Paulo – Turma 2021 – Formato Híbrido*

*Formato Híbrido: de casa ou na escola,
você decide como participar. Veja abaixo
as regras.

FORMATO HÍBRIDO EM 2021

Você escolhe:

  • Participar de sua casa – via zoom;
  • Participar na escola – interagindo com professores e colegas presentes, mas também com os colegas que estão em casa, via telão (com o zoom).

Todos os protocolos de segurança serão adotados: medição e temperatura, uso de máscara, álcool gel, termo de responsabilidade (aluno não pode ter entrado em contato com ninguém com suspeita de COVID nos últimos 15 dias).

Os protocolos do formato híbrido podem ser modificados de acordo com orientações dos órgãos competentes (MEC e legislação municipal).

A carga horária presencial poderá variar de acordo com a classificação de risco da cidade onde você se inscreveu, podendo eventualmente ser transferida para modalidade remota (caso a cidade entre em classificação vermelha ou o professor esteja com suspeita de COVID).

AULAS HÍBRIDAS PARA A PRÓXIMA TURMA

Você escolhe: participar presencialmente ou de casa,  mas sempre com muita segurança.

Funciona assim:

PRESENCIALMENTE

Você será orientado previamente sobre os protocolos de segurança. A carga horária presencial poderá variar de acordo com a classificação de risco da cidade onde você se inscreveu, podendo eventualmente ser transferida para modalidade remota (caso a cidade entre em classificação vermelha ou o professor esteja com suspeita de COVID).

Todos os alunos e professores precisam estar sem sintomas há 15 dias e não ter entrado em contato com pessoas infectadas pelo COVID.

Em sala de aula: medição de temperatura; distanciamento social; uso obrigatório de máscara; álcool gel e spray disponíveis, entre outras medidas. E você ainda irá interagir com seus colegas que ficaram em casa: eles estarão no telão, participando ativamente!

 

EM CASA

A aula presencial será transmitida pela plataforma do Zoom. Você poderá interagir com o professor e com os alunos presentes.

Para as aulas práticas você receberá orientações especiais sobre como preparar o ambiente em casa e de como tirar as dúvidas com o professor em tempo real. Os alunos do presencial poderão ver você no telão que estará na sala de aula. Absolutamente interativo e ao vivo, um presencial em sua casa!

 

LEGISLAÇÃO

O formato híbrido será ofertado apenas enquanto estiver valendo os atuais protocolos do MEC para ensino superior e pós-graduação, que autorizam e estimulam a educação de forma remota. Havendo alguma modificação nas diretrizes do MEC ou legislação municipais, as aulas serão alteradas a fim de estarem sempre de acordo com as orientações legais.

 

DIÁLOGO

Caso sejam necessárias algumas mudanças, a partir da possível reorganização no protocolo e nas orientações legais, elas serão aplicadas sempre com a participação ativa dos alunos por meio do diálogo e com o devido planejamento.

 

*Até dezembro as aulas serão realizadas de forma remota em horário excepcional:

 1 x por mês na quinta á noite (19h às 22h), sábado das 9h às 18h e domingo das 9h às 13h.

A Casa João de Barro e a FATEC aderiram ao plano contingencial do MEC que estabelece aulas de ensino superior e pós de forma remota até dezembro de 2020. Após essa data será avaliada a segurança para a retomada das aulas de forma presencial, sempre respeitando as condições de alunos e professores.

Ao se matricular até 30/10 você tem um brinde de 4 workshops Ayurveda Cotidiana.

  • Ayurveda para plenitude da vida
  • Base teórica de remédios simples
  • O yoga como ferramenta terapêutica do Ayurveda
  • Sabores Terapêuticas – oficina de culinária Ayurvédica

Certificado pelo MEC e com chancela da ABRA e AVP!

A Pós-Graduação, com duração de 18 meses, reconhecida e registrada no MEC, apresenta conteúdos chancelados pela AVP – The Arya Vaidya Pharmacy , uma das mais tradicionais escolas indianas de formação de Ayurveda na Índia (que conta ainda com 2 hospitais, um laboratório de medicamentos naturais ayurvédicos e um jardim botânico/centro de pesquisas), e a parceria com a ABRA – Associação Brasileira de Ayurveda.

A formação ainda conta com corpo docente sênior, professores com experiência e especialização na Índia, além da participação de professores internacionais do corpo docente e clínico do AVP.

O que você vai aprender?

  • As bases filosóficas do Ayurveda a partir dos textos clássicos originais
  • Capacitação para realizar avaliação de equilíbrio/desequilíbrio por meio da leitura dos doshas (perfis bio-psico-socio-emocional segundo o Ayurveda).
  • Aprendizagem da fisiologia do Ayurveda: processos digestivos e a formação dos 7 tecidos corporais.
  • Indicação e aplicação de terapias corporais.
  • Elaboração e indicação de dietas visando o equilíbrio da saúde e para desintoxicação.
  • Orientação para uma rotina de hábitos saudáveis.
  • Utilização da filosofia do Ayurveda para reeducação do processo mental/emocional.

Conteúdo programático

  • História do Ayurveda
  • Filosofias tradicionais da Índia e sua relação com o Ayurveda.
  • Conceitos Básicos do Ayurveda: a constituição do universo e do corpo humano; elementos básicos da existência. Vocabulário básico do Ayurveda para essa etapa de aprendizagem: Pancha Maha Bhutas; Guvardi Gunas; Doshas e subdoshas; Agni; Ama; Dathus e Upadhatus; Malas; Srotas, entre outras.
  • Fisiologia do Ayurveda: estrutura bio-psico-emocional do ser humano; introdução aos conceitos do processo digestivo; formação de tecidos e toxinas.
  • Ayurveda e a Mente: como o Ayurveda vê a mente, os processos de pensamento e a realidade; a filosofia Hinduísta; Maha Gunas; Manas Prakriti (14 tipos).
  • Semiologia em Ayurveda: leitura do desequilíbrio. Prakriti e Vikriti.
  • Educação para a Saúde e Hábitos Saudáveis no Ayurveda: rotina diária (Dinacharya) e rotinas sazonais – estações do ano (Ritucharya); disciplina e controle mental (Satwavajaya).
  • Alimentação e digestão – a base para saúde.
  • Aprofundamento nos conhecimentos do processo de digestão e as propriedades dos alimentos. Introdução a Dravya Guna. Alimentação para o equilíbrio dos Doshas – os seis sabores. Estudo das especiarias. Preparações básicas.
  • Fitoterapia do Ayurveda: plantas medicinais, classificação, propriedades e usos; preparo de remédios do Ayurveda.
  • Terapias corporais:
  • Óleos vegetais e o Abhyanga (oleação corporal). Técnicas variadas de aplicação: Shiroabhyanga, Shiropichu, Shirovasti, Shirodhara.
  • Pindas e Bastis.
  • Terapia Udwartana.
  • Terapias dos Pontos Marmas.
  • Terapias avançadas
  • Snehana e Swedana – Introdução a Purvakarma, Panchakarma, Paschatkarma – As terapias de Purificação.
  • Rejuvenescimento e preservação da saúde (Rasayana); preservação e restauração do vigor sexual e fertilidade (Vajkarana).
  • Seminário Internacional com participação de um professor do AVP Índia
  • O processo do adoecimento- Introdução a Kayachikitsa
  • O seminário é realizado PRESENCIALMENTE* num final de semana em Curitiba para os estudantes do Paraná, Santa Catarina e São Paulo (também transmitido via internet para quem não conseguir se deslocar). O deslocamento, hospedagem e alimentação não estão incluídos no valor do curso. *PANDEMIA: enquanto estivermos em alerta, Brasil e Índia, o seminário poderá ser realizado de forma virtual.
  • Diagnose do desequilíbrio e condutas terapêuticas com discussão de casos clínicos.
  • Diagnose e indicação de tratamentos – atendimento de pacientes selecionados, leitura do desequilíbrio, conduta terapêutica.
 

Práticas clínicas do Ayurveda, atendimento em consultório e supervisão clínica com professor.

Orientação aos alunos sobre a construção de pesquisa e métodos aceitos pela academia, visando a base para a construção do trabalho de conclusão de curso.

Elaboração de um artigo em grupo.

Para quem é esse curso?

Para aqueles que buscam ampliar seus conhecimentos e práticas dentro de bases milenares dos conhecimentos naturais e suas relações com a natureza e com o todo.

Sejam os profissionais da área da saúde: médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, biomédicos, dentistas, fisioterapeutas, acupunturistas, veterinários, massoterapeutas, psicoterapeutas, psicanalistas, terapeutas holísticos, profissionais de educação física, professores de yoga e meditação.

Ou profissionais de outras áreas: matemáticos, físicos, engenheiros, arquitetos, economistas, advogados, administradores. Todos que desejam utilizar das ferramentas do Ayurveda dentro de sua profissão ou em mudança de carreira, podendo qualificar o ideal para cada pessoa individualmente, desenvolvendo o potencial de cada ser e abrindo a possibilidade de um novo campo de atuação.

A formação em Ayurveda é para todos que buscam o bem estar e harmonia em suas vidas, para seu próprio crescimento pessoal e do mundo que os cercam.

Corpo Docente

PÓS-GRADUAÇÃO EM AYURVEDA

Opção 2

22x até 28/02

R$ 510,00

* Valor com desconto da pontualidade (15%). O valor bruto da parcela é de R$ 600,00

Em Curitiba ou São Paulo Dúvidas: (41) 9950-7309

PÓS-GRADUAÇÃO EM AYURVEDA

Opção 3

21x

R$ 534,29

* Valor com desconto da pontualidade (15%). O valor bruto da parcela é de R$ 628,57.

Em Curitiba ou São Paulo Dúvidas: (41) 9950-7309

PÓS-GRADUAÇÃO EM AYURVEDA

Opção 4

20x

R$ 561,00

* Valor com desconto da pontualidade (15%). O valor bruto da parcela é de R$ 660,00

Em Curitiba ou São Paulo Dúvidas: (41) 9950-7309

Conheça outros cursos e vivências!

Receba informações e novidades sobre
os cursos da Casa Joao de Barro!

Voltar ao topo da página 

Receba informações e novidades sobre os cursos da Casa Joao de Barro!

Open chat