Pós-Graduação em Psicodrama – Presencial

O acesso verdadeiro às emoções de alguém – ou de um grupo – é um caminho sutil e corajoso. Nesse processo, o Psicodrama tornou-se uma das técnicas mais inovadoras e profundas para transformação pessoal e em grupo. Criar um ambiente seguro e guiar processos que preparam, amparam e colaboram para a expressão plena dos sentimentos que envolvem todos os papéis assumidos ao longo da vida. Um caminho para o desbloqueio dos potenciais para criar novas respostas para a vida, tendo a espontaneidade como catalizadora para a transformação pessoal e grupal: eis o Psicodrama. O curso de especialização forma profissionais habilitados para coordenar (dirigir, no vocabulário do Psicodrama), de forma individual ou em grupos, experiências terapêuticas e de aprendizagem, que desenvolvem a criatividade e a espontaneidade plena, explorando os diversos papéis da vida e a qualidade dos vínculos afetivos. A formação oferece conhecimento teórico e técnico, mas dedica grande esforço na vivência do Psicodrama, em que a ação dá sentido à teoria, por meio da aplicação de suas várias técnicas de intervenção grupal e individual. Os profissionais descobrem habilidades e capacidades para atuar de forma customizada, utilizando as bases sólidas da teoria do Psicodrama e a ampla variedade de técnicas de intervenção em ambientes terapêuticos, educacionais, organizacionais e comunitários. Aprender o manejo do Psicodrama é ampliar a sensibilidade humana por meio do pensar, sentir e agir, transitando gentilmente entre a ciência e a arte, a filosofia e a práxis.

Pós-Graduação em Psicodrama – Presencial

A técnica permite acessar as emoções de indivíduos ou grupos, propiciando uma verdadeira transformação pessoal e organizacional!

Cidade/Campus

Modalidade

Presencial

Duração

24 meses

Horários das aulas

1x por mês

Sexta-feira: 19h às 22h - Sábado 8h30 às 17h.

Ínicio

18/03/2022

INVESTIMENTO

25 x R$ 529,60*

* Valor líquido com desconto de pontualidade (20%) sobre o valor bruto (R$ 662,00), válido para as primeiras 13 parcelas do total de 25. As demais 12 parcelas (em 2023) tem um desconto de pontualidade de 10% sobre o valor bruto em cada parcela.

Certificações e Reconhecimentos do Curso - Ayurveda


Como acontecem as aulas


  • Presencial

    Aulas em nossas sedes: 1 x por mês: Sexta-feira das 19h às 22h e Sábado das 8h30 às 17h.

  • Vivências

    O curso proporciona experiências em que os alunos são convidados a dirigir o próprio grupo ou atender um colega, tendo o professor como orientador. Chamamos de “sobre-contexto”.

Conteúdo Programático


Conheça o conteúdo que será abordado em nossa pós-graduação.

  • FUNDAMENTOS DO PSICODRAMA (SOCIONOMIA)

    - Teoria Socionômica: Sociometria, Sociodinâmica e Sociatria.

    - Introdução a Matriz de Identidade

    - Teoria de Papéis e Teoria da Ação

    - A visão moreniana de ser humano: espontaneidade, criatividade, adequação, conserva cultural, fator tele, teoria do momento.
    - Visão de Educação: pedagogia moreniana.
    - A estrutura psicodramática: contextos, instrumentos e etapas.
    - Iniciadores.
    - Role-Play.

  • MATRIZES DO PSICODRAMA

    - Influências do Psicodrama: filosofia, religião e teatro.
    - Biografia de Moreno.
    - História do Psicodrama no Brasil e no mundo.

  • CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO NO PSICODRAMA

    Matriz de Identidade.
    Núcleo do Eu.
    Visão Moreniana de saúde e doença: profilaxia e tratamento.

  • DIAGNÓSTICO COM BASE NO PSICODRAMA

    Diagnóstico na abordagem psicodramática no atendimento bi-pessoal e em intervenções grupais: avaliação de vínculos (sociometria), espontaneidade/criatividade, fator tele, matriz de identidade e núcleo do eu.

  • INTERVENÇÕES PSICODRAMÁTICAS GRUPAIS

    Vivencias e estudos sobre a aplicação do psicodrama em:

    - Organizações (equipes, liderança e outras situações organizacionais);
    - Grupos familiares e casais;
    - Programas educacionais, sócio-educacionais e comunitários.

  • INTERVENÇÕES PSICODRAMÁTICAS BI-PESSOAIS

    O atendimento bi-pessoal com Psicodrama, nos seus diversos enfoques: terapêuticos (nas diversas etapas da vida – criança, adolescente, adulto, idoso), organizacionais, profissionais e outras possíveis aplicações em ambientes, tais como escolares e comunitários.

  • INTERVENÇÕES PSICODRAMÁTICAS ON-LINE

    Condução de atividades de psicodrama em grupo e bi-pessoal com a utilização do meio digital.
    O método psicodramático no ambiente virtual: instrumentos, adaptações das técnicas, o olhar do Psicodrama com a intermediação das tecnologias disponíveis no ambiente virtual.
    Questões éticas para abordagem on-line.

  • PSICODRAMA E TEATRO DE PLAYBACK

    Teatro espontâneo e psicodrama, correlações com o Teatro de Playback.
    Teatro de Playback: o ritual; formas curtas, formas narrativas e história longa; condução e direção.

  • PSICODRAMA E CONSTELAÇÃO FAMILIAR

    Comparações entre Psicodrama e Constelação Familiar: influências, estruturas, condução.

  • LABORATÓRIO DE PRÁTICA I – ENFOQUE GRUPAL

    - Realização de atividades com Psicodrama de grupo pelos alunos em comunidade e/ou em organizações.
    - Construção de projetos utilizando psicodrama, com foco em grupo.
    - Supervisão Psicodramática.

  • LABORATÓRIO DE PRÁTICA II – ENFOQUE BI-PESSOAL

    - Realização de atividades de Psicodrama em atendimento bi-pessoal pelo aluno da pós, com focos diversos (clínico, pedagógico, organizacional, comunitário), conforme formação de graduação.
    - Supervisão Psicodramática.

  • SEMINÁRIOS COM PSICODRAMATISTAS CONVIDADOS – PSICODRAMA CONTEMPORÂNEO

    Semestralmente organizamos um evento de Psicodrama, com enfoque vivencial, onde alteramos diferentes programações especiais como:

    - Workshop/Vivência com renomados psicodramatistas – já trouxemos, por exemplo:
    --Maria da Penha Neri (Brasília / Vínculo, Afetividade e Poder);
    --Maria Christina Freire (SP / SOMATODRAMA: O corpo revela seus dramas);
    --Loreto Campusano Saravia(Chile / Metáforas e o Psicodrama);
    --Davis Rodriguez Melendez (USA / Psicodrama e Teatro de Playback);

    -Cia Teatro pra Vida – Teatro Espontâneo, Psicodrama e Teatro de Playback.
    -Apresentação de trabalhos de alunos de forma vivencial.

Diferenciais


Estes são alguns diferenciais da nossa pós-graduação.

  • Creditado pelo MEC

    A pós-graduação em Psicodrama é lato sensu com registro no MEC.

  • Laboratório de Práticas

    prender fazendo: nos últimos dois períodos do curso você usará o Psicodrama para atendimento individual e grupo. Poderá desenvolver projetos de intervenção com o suporte dos professores da Casa João de Barro e implementá-los em instituições parceiras e em nossa sede.

  • Supervisão Psicodramática

    Carga horária dedicada a Supervisão Psicodramática, onde o aluno traz suas dúvidas de atendimento individual ou intervenções grupais para serem revistas com o professor, muitas vezes utilizando técnicas de Psicodrama, como o Role Play.

Depoimentos


O que estão falando da nossa pós-graduação

  • Fer

    PR

  • Genir

    PR

  • Angelita

    PR

  • Pri

    PR

  • Adri

    PR

Corpo Docente


  • Adriano Gabardo - Professor Pós Psicodrama

    Adriano Valério Gabardo

    Fundador da Casa João de Barro, psicodramatista há mais de 18 anos e coordenador da Pós-Graduação em Psicodrama. Especialista em Desenvolvimento Humano e Familiar (Universidad de La Sabana – Colômbia) e formado em Comunicação Social (UFPR). Consultor do Projeto Comunitário da PUC-PR. Foi professor universitário no Grupo UNINTER por 9 anos, onde coordendou o Programa Ser Integral, além de prof. de pós graduação na OPET. Foi consultor da Sec. De Emprego e Relações do Trabalho na implementação de projetos sociais, envolvendo cinco universidades estaduais (UEL, UEM, UNICENTRO e UNIOESTE), trabalhou no CIEE como professor e na elaboração de cursos e atividades para desenvolvimento de estagiários e jovens aprendizes. É diretor da Cia Teatro pra Vida há 9 anos (Playback Theatre). Foi membro da Cia Re-Trato (Playback Theatre) por 11 anos.

  • Amanda - professora pós Psicodrama

    Amanda Scartezini Gozdziejewski

    Mestre no programa de biotecnologia aplicada à saúde da criança e do adolescente da Faculdades Pequeno Príncipe, psicodramatista desde 2015, psicóloga graduada pela PUC-PR. Atua com psicologia clínica, atendimento individual e grupal, além de docente de psicologia na Fac. Pequeno Príncipe. Graduação em psicologia pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012), especialização em psicodrama terapêutico pela associação paranaense de psicodrama (2015) e título de psicodramatista nível I pela federação brasileira de psicodrama (2015). e docente na mesma instituição. Atua com psicologia clínica, atendimento em grupo e individual.

  • Antonio Vitorino - Professor Pós Psicodrama

    Antonio Vitorino Cardoso Neto

    Psicodramatista há mais de 30 anos, foi professor de psicologia na PUC por mais de 10 anos, coordenou o curso de formação em Psicodrama em Santa Catarina e na Casa João de Barro (Paraná), mentor do projeto de pós, atuando desde 2016. Psicodramatista supervisor e didata pela FEBRAP. Pesquisador, membro do grupo de pesquisa "Aspectos Psíquicos e Psicossociais do Ser Humano em Desenvolvimento", Diretor de Playback Theatre pela School of Playback Theatre - USA. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

  • Amarilis - Professora Pós Psicodrama

    Amarilís Cavalcanti da Rocha

    Psicodramatista desde 1986 (Conttexto), Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde (Fac. Peq. Príncipe), Especialista em Psicologia da Educação (CRP -2002), Formação em Orientação Profissional pelo Instituto do Ser e CIEE-PR. Psicóloga (PUC-PR – 1983). Docente na Faculdades Pequeno Príncipe desde 2014, supervisora de Psicologia Escolar. Psicóloga clínica desde 1984. Trabalhou com orientação profissional, treinamento de estagiários e orientação escolar em diversas instituições, tais como CIEE-PR, Colégio III Milênio, OPET e Rede Sagrado Coração de Jesus.

  • Henrique Stumm

    Henrique Stumm

    Mestre em Teologia (PUC), Especialista em Psicodrama pela Cottexto Associação de Psidocdrama do Paraná, graduado em psicologia na PUC-PR. Atua como psicoterapeuta e educador. É consultor do Núcleo de Projetos Comunitários da PUC-PR. Possui formação em Técnicas Avançadas e Condução Ativa de Playback Theatre pelo Centre for Plaback Theatre. Professor de Psicodrama na Faculdade Teológica Evangélica e na pós-graduação da Casa João de Barro, onde faz parte do conselho pedagógico.

  • Fernanda - Professora Pós Psicodrama

    Fernanda Dalonso

    Fernanda Dalonso é doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade e mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). É especialista em Psicodrama pela Casa João de Barro / Faculdade Vicentina de Curitiba e em Neoruopsicologia pela Faculdade Metropolitana de Curitiba (FAMEC). Tem experiência acadêmica e é autora de publicações que envolvem vários temas relacionados a patrimônio e sociedade, nas áreas socioambiental, gestão compartilhada do patrimônio e paisagem cultural. Atualmente desenvolve pesquisas nos segmentos de psicologia, psicodrama, cultura e ambiente. Também atua como professora e psicóloga.

Conheça outros cursos e vivências!

Quando nasce uma mãe? Desafios de ser mãe.

Quando nasce uma mãe? Desafios de ser mãe.

Cia Teatro pra Vida apresenta: “Quando nasce uma mãe? Os desafios de ser mãe.”   Todo mundo sabe o dia e a ho...

Saiba mais
Kundalini Yoga – grupo de práticas: de iniciantes à praticantes

Kundalini Yoga – grupo de práticas: de iniciantes à praticantes

  “Estamos acostumados que a sabedoria seja expressa em palavras. O Kundalini Yoga é a sabedoria expressa pela açã...

Saiba mais
4 Estações da Culinária Ayurvédica – Em Breve

4 Estações da Culinária Ayurvédica – Em Breve

Nós somos seres cíclicos e por isso influenciados pela passagem do tempo e suas transmutações. As estações do ano ...

Saiba mais
Receba informações e novidades sobre os cursos da Casa Joao de Barro!

Quer saber mais informações sobre o Curso?

Olá, estou no site e gostaria de conversar com alguém.