A nossa promessa
Nós trabalhamos na criação de novas respostas saudáveis para a vida e relacionamentos.
Você não é apenas sua cabeça! As memórias emocionais são sentidas e aprendidas no corpo.
Quando usamos o teatro espontâneo combinamos arte, psicologia e aprendizagem.
Trabalhamos, ao mesmo tempo, mente, corpo, emoção, atitudes e relações.
Combinações com um potencial incrível para que você EXPRESSE sua vida em toda sua potência.
O curso tem vagas limitadas, com grupos menores, para trabalhar de forma mais profunda o desenvolvimento de cada participante.
Comece a encontrar a sua melhor versão.
Seja mais espontâneo e criativo!
Aula Experimental Aberta – TURMA 14
Vagas esgotadas. Cadastre seu interesse para próxima turma:
O que é o Curso Vivencial Teatro pra Vida?
- São 10 encontros semanais de 2h cada.
- É um curso inteiramente vivencial.
- O foco do curso é no desenvolvimento emocional e relacional.
- O improviso é a base estrutural: as emoções reais dos participantes e suas histórias são trabalhadas cenicamente (dramatizadas).
- Após a dramatização é realizado o compartilhar: técnica do psicodrama voltada para a “digestão emocional” das situações de vida.
- Você aprenderá técnicas de improviso do Playback Theater que irão te auxiliar a melhorar sua linguagem corporal e verbal, além da compreensão das emoções – como elas aparecem no corpo, nas relações e na vida.
- Exercícios de improviso utilizando o Psicodrama e o Playback Theater promovem uma compreensão profunda do outro: empatia e escuta ativa.
- Utilizamos técnicas de Teatro Espontâneo e de Psicodrama para realizar as vivências.
- Você aprenderá técnicas específicas do Teatro de Playback (uma das formas de teatro espontâneo).
Porque um curso presencial?
Você não é apenas sua cabeça!
As memórias emocionais são sentidas e aprendidas no corpo:
- A respiração muda conforme seu estado emocional
- Relacionamentos afetam como você sente o mundo
- Tensões e relaxamento no corpo revelam o que você sente
- Seus pensamentos afetam seu corpo e seu corpo afeta seus pensamentos
- Suas emoções afetam seus pensamentos e seus pensamentos afetam suas emoções
- Emoções, pensamentos e corpo estão sempre atuando juntos!
Um curso para seu desenvolvimento precisa ser vivencial! A experiência cria novas memórias e você se transforma, cresce, supera, ressignifica e, principalmente, cria novas respostas mais saudáveis para sua vida !!!!
O que acontece por aqui
Entendendo o Curso, com Adriano Gabardo:
As atividades vivenciais do curso atuam de forma sistêmica, simultaneamente gerando aprendizagem emocional-relacional e insights que irão afetar você em vários aspectos. Separamos alguns aqui:
- Linguagem e expressão corporal – exercícios para reconhecer, melhorar e ampliar seu “vocabulário de linguagem corporal”, tanto para expressar-se quanto para reconhecer o outro;
- Empatia Profunda: no Psicodrama usamos técnicas para desenvolver o que chamamos de “tele” – é a capacidade de se coloca no lugar do outro e, ao mesmo tempo, ter o outro se colocando no seu lugar. Um verdadeiro ENCONTRO (também é uma palavra com significado especial na teoria do Psicodrama);
- Escuta Ativa: outra técnica que usamos é o Teatro de Playback, onde a escuta é fundamental. Ouvir uma história e levar para a cena em forma de teatro espontâneo exige que sua escuta das palavras vá além: a escuta das emoções contidas nelas, que preenchem as arestas entre o que é narrado e o que é dramatizado.
- Auto-estima biográfica: tudo importa, cada cena de vida, cada momento de sua história importam. Muito. Esta é uma das aprendizagens emocionais que serão vividas.
- Auto-confiança, espontaneidade e criatividade: por meio de vivências aprendemos com os erros e que eles fazem parte de um processo maior de auto aceitação e melhoria da auto confiança. Com isso o Psicodrama nos auxilia (com técnicas vivenciais) a liberar a energia espontânea para que você crie novas respostas para sua vida. Com isso a melhoria de autoconfiança é um efeito colateral muito provável!
- Relacionamentos: como você ocupa seu lugar nos relacionamentos? Na família, no trabalho e nos demais papéis sociais, sempre ocupamos lugares – mas qual? Com que qualidade? Nas dramatizações isso fica muuuito claro.
- Trabalhar em Equipe, Liderar, Servir, Flexibilizar – no teatro espontâneo mudamos de papéis tempo todo. Aprendemos a hora de estar num ou em outro lugar visando um projeto coletivo. Compreendemos profundamente o que é ser interdependente (não dependente!)
Fundamentação
Utilizamos fundamentalmente técnicas de teatro espontâneo do Psicodrama e do Playback Theatre.
O Psicodrama é uma abordagem teórico-metodológica com influências do teatro, da filosofia existencialista e de religiões judaico-cristãs. Seu criador, Jacob Levi Moreno (contemporâneo a Freud), ficou conhecido por sua utopia: a sociatria, cujo objetivo é cura das relações entre as pessoas na humanidade. O princípio fundamental desta abordagem está centrado no desbloqueio dos potencias criativos e espontâneos: a criação de novas respostas saudáveis para a vida e relacionamentos.
Já o Playback Theatre foi criado por Jonathan Fox nas décadas de 70/80 e tendo como objetivo principal ajudar pessoas a se conectarem por meio de histórias, buscando construir o senso de comunidade, a partir do que é comum a todos: nossas alegrias, desafios, dores, superações, realizações e emoções. Hoje esta forma de teatro está presente nos cinco continentes com grupos e companhias de teatro, interligadas por meio de uma elo construído em 1990 chamado IPTN – International Playback Theatre Network.
PARTICIPE DA AULA EXPERIMENTAL ABERTA !
- Turma 14 – VAGAS ESGOTADAS
RECEBA INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA