Cursos e Eventos

Curso Vivencial Teatro pra Vida – Desenvolvimento Emocional-Relacional

data

18/08 (19h) - início da TURMA ADULTO .
19/08 (14h) - início da TURMA ADOLESCENTE

Horario

TURMA ADULTO
Quintas, 19h00

TURMA ADOLESCENTE
Sextas, 14h00

Local

duração médio

10 encontros
1 x por semana

ingresso

Fale conosco e consulte as condições.

Clique no botão abaixo e fale conosco para receber os valores no Whatsapp.

Curso Vivencial Teatro pra Vida – Desenvolvimento Emocional-Relacional

Porque um curso presencial?

Você não é apenas sua cabeça!

As memórias emocionais são sentidas e aprendidas no corpo:

  • A respiração muda conforme seu estado emocional
  • Relacionamentos afetam como você sente o mundo
  • Tensões e relaxamento no corpo revelam o que você sente
  • Seus pensamentos afetam seu corpo e seu corpo afeta seus pensamentos
  • Suas emoções afetam seus pensamentos e seus pensamentos afetam suas emoções
  • Emoções, pensamentos e corpo estão sempre atuando juntos!

Um curso para seu desenvolvimento precisa ser vivencial! A experiência cria novas memórias e você se transforma, cresce, supera, ressignifica e, principalmente, cria novas respostas mais saudáveis para sua vida !!!!

 

Aula Introdutória ao Curso, com Adriano Gabardo:

 

Psicologia, arte e aprendizagem juntos!

Quando usamos o teatro espontâneo combinamos arte, psicologia e aprendizagem.

Trabalhamos, ao mesmo tempo, mente, corpo, emoção, atitudes e relações.

Combinações com um potencial incrível.

 

 

O que é o Curso Vivencial Teatro pra Vida?

  • São 10 encontros semanais de 2h cada.
  • É um curso inteiramente vivencial.
  • O foco do curso é no desenvolvimento emocional e relacional.
  • O improviso é a base estrutural: as emoções reais dos participantes e suas histórias são trabalhadas cenicamente (dramatizadas).
  • Após a dramatização é realizado o compartilhar: técnica do psicodrama voltada para a “digestão emocional” das situações de vida.
  • Você aprenderá técnicas de improviso do Playback Theater que irão te auxiliar a melhorar sua linguagem corporal e verbal, além da compreensão das emoções – como elas aparecem no corpo, nas relações e na vida.
  • Exercícios de improviso utilizando o Psicodrama e o Playback Theater promovem uma compreensão profunda do outro: empatia e escuta ativa.
  • Utilizamos técnicas de Teatro Espontâneo e de Psicodrama para realizar as vivências.
  • Você aprenderá técnicas específicas do Teatro de Playback (uma das formas de teatro espontâneo).

 

Depoimento de aluna – Kátia Caramello (role a página até o final e assista outros depoimentos):

 

Algumas fotos de vivências:

     

 

 

DESENVOLVA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL RELACIONAL:

crie novas repostas saudáveis para sua vida!

As atividades vivenciais do curso atuam de forma sistêmica, simultaneamente gerando aprendizagem emocional-relacional e insights que irão afetar você em vários aspectos. Separamos alguns aqui:

  • Linguagem e expressão corporal – exercícios para reconhecer, melhorar e ampliar seu “vocabulário de linguagem corporal”, tanto para expressar-se quanto para reconhecer o outro;
  •  Empatia Profunda: no Psicodrama usamos técnicas para desenvolver o que chamamos de “tele” – é a capacidade de se coloca no lugar do outro e, ao mesmo tempo, ter o outro se colocando no seu lugar. Um verdadeiro ENCONTRO (também é uma palavra com significado especial na teoria do Psicodrama);
  • Escuta Ativa: outra técnica que usamos é o Teatro de Playback, onde a escuta é fundamental. Ouvir uma história e levar para a cena em forma de teatro espontâneo exige que sua escuta das palavras vá além: a escuta das emoções contidas nelas, que preenchem as arestas entre o que é narrado e o que é dramatizado.
  • Auto-estima biográfica: tudo importa, cada cena de vida, cada momento de sua história importam. Muito. Esta é uma das aprendizagens emocionais que serão vividas.
  • Auto-confiança, espontaneidade e criatividade: por meio de vivências aprendemos com os erros e que eles fazem parte de um processo maior de auto aceitação e melhoria da auto confiança. Com isso o Psicodrama nos auxilia (com técnicas vivenciais) a liberar a energia espontânea para que você crie novas respostas para sua vida. Com isso a melhoria de autoconfiança é um efeito colateral muito provável!
  • Relacionamentos: como você ocupa seu lugar nos relacionamentos? Na família, no trabalho e nos demais papéis sociais, sempre ocupamos lugares – mas qual? Com que qualidade? Nas dramatizações isso fica muuuito claro.
  • Trabalhar em Equipe, Liderar, Servir, Flexibilizar – no teatro espontâneo mudamos de papéis tempo todo. Aprendemos a hora de estar num ou em outro lugar visando um projeto coletivo. Compreendemos profundamente o que é ser interdependente (não dependente!)

 

   

 

FUNDAMENTAÇÃO

Utilizamos fundamentalmente técnicas de teatro espontâneo do Psicodrama e do Playback Theatre.

O Psicodrama é uma abordagem teórico-metodológica com influências do teatro, da filosofia existencialista e de religiões judaico-cristãs.   Seu criador, Jacob Levi Moreno (contemporâneo a Freud), ficou conhecido por sua utopia: a sociatria, cujo objetivo é cura das relações entre as pessoas na humanidade. O princípio fundamental desta abordagem está centrado no desbloqueio dos potencias criativos e espontâneos: a criação de novas respostas saudáveis para a vida e relacionamentos.

Já o Playback Theatre foi criado por Jonathan Fox nas décadas de 70/80 e tendo como objetivo principal ajudar pessoas a se conectarem por meio de histórias, buscando construir o senso de comunidade, a partir do que é comum a todos: nossas alegrias, desafios, dores, superações, realizações e emoções. Hoje esta forma de teatro está presente nos cinco continentes com grupos e companhias de teatro, interligadas por meio de uma elo construído em 1990 chamado IPTN – International Playback Theatre Network.

 

Depoimento de aluna –  Gisele Castro (no final da página tem mais depoimentos !):

 

Com quem você irá aprender


  • Adriano Valério Gabardo - Coordenação das atividades nas turmas adulto e adolescente

    Trabalha com teatro espontâneo e Playback Theater desde 2001. Diretor e fundador da Cia Teatro pra Vida (desde 2013). Atende com Psicodrama individualmente (Especialista em Psicodrama) e é coordenador da pós-graduação em Psicodrama na Casa João de Barro, da qual é fundador. Pós-Graduado em Desenvolvimento Pessoal e Familiar, graduado em Comunicação Social.

  • Rodrigo

    Rodrigo Kleina – Professor/facilitador na turma adolescente

    Professor, ator e diretor de teatro. Atua em escolas de ensino fundamental e médio desde 2011. Graduado em licenciatura em teatro pela Faculdade de Artes do Paraná, pós-graduado em Arte, Educação e Terapia. Membro da Cia Teatro pra Vida desde 2018.

Vídeos


O que aconteceu no evento

  • Depoimento - Gisele Castro - Servidora Pública

  • Depoimento - Gabriela Mafra - Psicóloga

  • Depoimendo - Kátia Caramello - Massoterapeuta/Yoga

  • Depoimento - Genir Coelho - Empresária

Receba informações e novidades sobre os cursos da Casa Joao de Barro!

Quer saber mais informações sobre o Curso?

💬 Fale Conosco
Olá, estou no site e gostaria de conversar com alguém.